top of page

Este programa visa a articulação de ações em Economia Solidária, Educação e Monitoramento Ambiental, integrando os vários projetos do NESOL com a participação de cooperativas/associações de catadores de resíduos e comunidade, através de oficinas, cursos, atendimento a demandas de caráter técnico, entre outros. Consiste na mobilização do NESOL para ações de assistência a empreendimentos cooperativos na área de gerenciamento ambiental. Prevê monitoramento ambiental; elaboração e implementação de planos de gerenciamento; e implementação de ações em economia solidária.

LEMA/NESOL – Laboratório de Economia Solidária, Educação e Monitoramento Ambiental 2013

ORIENTADORA: Fátima Insaurriaga Duarte Eslabão

 

BOLSISTAS: 

Douglas Fensterseifer Weissheimer

Caroline Munoz de Avila

Bruno Santos Pinto

Eduarda do Amaral Carvalho

 

 

Participação no curso MULHERES MIL em Piratini
2013
 

O Nesol (Núcleo de Economia Solidária – IFSul campus Pelotas) e o NESIC (Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas - UCPEL) Participaram  em Piratini,  ministrando aulas no Programa Mulheres Mil – Projeto Mulheres e Seus Saberes, iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC).

O programa possibilita a inclusão social de mulheres desfavorecidas por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação. Ao longo do projeto serão abordados três eixos principais: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, somando 200 horas-aula de aprendizado para as alunas do projeto. Serão dadas oficinas de temas tanto gerais, como aulas de linguagens, códigos e suas tecnologias; temas relativos à gestão humana, como saúde da mulher, princípios da economia solidária e empreendedorismo; e até abordagens mais específicas, como a qualificação na área da gestão de resíduos sólidos.


Mapeamento da logística de resíduos sólidos domésticos urbanos e a formação em Educação Ambiental e Economia Solidária de agentes ambientais da Associação FRAGET e de catadores de resíduos sólidos 2011-2012

Orientação: Prof.ª Dr.ª Marise dos Santos

Equipe executora: Janaina Novicki Obadowski (bolsista orientada); Marise dos Santos; Matheus Hirdes Antunes (estagiário voluntário); Vanessa Jacondino Ney (estagiária voluntária).



Desenvolvimento de material ecopedagógico para o projeto da Cadeia Binacional do PET  2012
 

Orientação: Dr.ª Neuza Maria Correa da Silva

Equipe executora: Alexandre de Pauli Bandeira; Ariel Salvador Roja Fagúndez; Daniel Vieira Essinger; Elisane Pinto da Silva Machado de Lima; Henrique Kosby Corrêa; Janaina Novicki Obadowski; Manuela Azevedo Coitinho (bolsista orientada); Maria Cristina Treptow Marques; Matheus Hirdes Antunes (bolsista orientado); Neuza Maria Correa da Silva; Rafael Klumb Arnoni; Rosélia Souza de Oliveira Jacobsen; Vanessa Jacondino Ney (bolsista orientada).

Curso de Extensão: Formação em Economia Solidária e Educação Ambiental 2011

O NESOL em 2011 realizou um curso de capacitação para docentes, discentes e técnicos administrativos. Abaixo o programa do curso: 

-Fundamentos da Economia Solidária – história e conceitos Antônio Cruz

-A Economia Solidária hoje

Antônio Cruz
-Legislação Cooperativa, associativismo e marco jurídico da Economia Solidária
Tiago Nunes

-Fundamentos da Educação popular

-Pesquisa participante/pesquisa ação e sistematização das experiências
-Autogestão e incubação de cooperativas populares

-Fundamentos da Educação Ambiental e linhas de atuação

-Educação Ambiental crítica e Educação Popular Ambiental

-Legislação acerca dos resíduos sólidos; Implicações sócio-ambientais dos processos relacionados à triagem dos resíduos sólidos; Aspectos econômicos na reciclagem de resíduos.

-Conhecer cooperativas/associações que trabalham com resíduos sólidos e economia solidária

Descrição dos Projetos

 

Trabalhamos na temática da Economia Solidária e Educação Ambiental com catadores e suas famílias, organizados em galpões de triagem e catadores de rua.

- Revista de Histórias em Quadrinhos para catadores e suas famílias, com o intuito de, por meio da imagem e histórias, o catador reconhecer/se enxergar em seu contexto, seu trabalho e em como a sociedade vem produzindo lixo.

- Cartilha ecopedagógica para oficineiros/catadores para cursos com os temas: Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), legislação, resíduos orgânicos, inorgânicos, entre outros.

- Oficinas em galpões de reciclagem sobre resíduos, equipamentos de proteção individual, educação ambiental, reciclagem, PNRS, entre outros temas, nas cidades de Pelotas, Pinheiro Machado e Piratini.

- Elaboração de um Plano de Gestão Ambiental para galpões triagem, a partir da PNRS, tendo em vista a obtenção da licença ambiental.

- Mostra fotográfica em escolas, sobre o cotidiano de um galpão de reciclagem, sensibilizando a população. (parceria NESOL- NUGAI – Núcleo de Gestão Ambiental)   

 

Nome da instituição proponente

Instituto Federal Sul-rio-grandense/Campus Pelotas

Endereço da instituição

Praça Vinte de Setembro, 455. Pelotas/RS

Equipe

Alexandre de Pauli Bandeira

Maria Cristina Treptow Marques

Fabiane Sastre

Janaina Novicki Obadowski

André Feijó

Jackson Paes da Silva

Vicente Sampaio Martinez

Wagner Valente dos Passos

Bruno Santos Pinto

Chainá Correa

Eduarda Carvalho

Nathana Serrat

Iliane Otto

Isabel Ayres

Matheus Hirdes Antunes

 

Coordenador

Alexandre de Pauli Bandeira

Telefones do responsável pela experiência

(53) 3309.7209

E-mail

ecosol.ifsul@gmail.com

 

Principais resultados obtidos: 

- Cartilha ecopedagógica

- Produção de uma revista de histórias em quadrinhos

- Formação de catadores e seus familiares em oficinas de educação ambiental e economia solidária

- Criação de um plano de gestão ambiental para galpões de triagem de resíduos sólidos

 

 

Instituições parceiras (se houver)

Universidade Católica de Pelotas – Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC/UCPel)

Universidade Federal de Pelotas – Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária (TECSOL/UFPEL)

 

Áreas de atuação da prática: 

Educação Ambiental, Economia Solidária e Comunicação Social

 

Link de vídeo externo:

https://www.youtube.com/watch?v=vjDNfFnbY4g&feature=youtu.be

 

Autores: Bruno Pinto, Chainá Corrêa e Eduarda Carvalho

Co-Autores: Alexandre Bandeira e Fátima Insaurriaga

Programa LEMA/NESOL – Laboratório de Economia Solidária, Educação e Monitoramento Ambiental 2014

O Programa visa à articulação de ações de economia solidária, educação e monitoramento ambiental, integrando projetos e atividades do NESol com as cooperativas/associações de catadores de resíduos e com empreendimentos solidários da comunidade da região do Câmpus Pelotas, por meio de oficinas, cursos, realização de feiras, eventos e demais meios de comunicação, envolvendo docentes, discentes e servidores do IFSUL, catadores, cooperativas ou independentes, público em geral além de desenvolver ações comunitárias acerca da temática de Economia Solidária, Educação Popular e Ambiental.

O projeto é desenvolvido em conjunto com o NESIC-UCPEL e tem por objetivo mapear a dinâmica do mercado de resíduos recicláveis da rede de catadores, dos galpões de triagem e dos comerciantes na região do Conselho Regional de Desenvolvimento. A partir disso, foi criado outro projeto atendendo à demanda de oficinas com temas de educação ambiental e economia solidária, promovendo suporte educacional para os indivíduos em fragilidade social.

Desenvolve-se um projeto relacionado à pesquisa e ações junto a um galpão de reciclagem em Piratini, objetivando constituir um modelo adequado ao monitoramento e ao gerenciamento ambiental de tais empreendimentos.

Há a continuidade do projeto realizado em 2012, revisando e ampliando o material ecopedagógico criado para apoio a oficineiros e militantes da ECOSOL. O material a ser desenvolvido, versará sobre temas de economia solidária, educação ambiental, reciclagem e comporá uma cartilha com temática em quadrinhos.

Outras ações desenvolvidas a partir do programa apresentado e que merecem destaque são a utilização de cursos do PRONATEC e do programa “Mulheres Mil” dando suporte ao trabalho de incubação de grupos e empreendimentos assistidos pelo NESOL, participação nos fóruns locais, dentre outros.

bottom of page